sábado, 29 de janeiro de 2011

Pró-Inclusão - Associação dos Professores de Educação Especial

Se ainda não conhece vale a pena ver este vídeo...



Publicado por Salete Bento

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Cantar das janeiras

No dia 18 de Janeiro reuniram-se todos os alunos da EB Bairro do Pinheiro, para cantar as janeiras pelas ruas principais do bairro.

 
Foi uma experiência interessante, andámos de porta em porta, cantámos e em troca recebíamos uma oferta, que as pessoas amavelmente davam.
Apesar de ser muito cansativo foi muito divertido. Terminámos o nosso cantar das janeiras no Agrupamento de S. Miguel, onde fomos recebidos pelo Sr. Director David Gonçalves e restantes elementos da direcção.


Hugo M. R. Fonseca (4º ano)
EB Bairro do Pinheiro - Guarda
 
Publicado por: Prof Ana Teresa Amaral

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Licenciatura em Língua Gestual da Univ. Católica é a única frequentada apenas por surdos


Licenciatura em Língua Gestual da Univ. Católica é a única frequentada apenas por surdos


quarta-feira, 26 de janeiro de 2011 por ajudas.com



A licenciatura em Língua Gestual Portuguesa, da Universidade Católica, é a única em Portugal cujas turmas são unicamente compostas por não-ouvintes.
Esta licenciatura, que integra um total de 46 alunos surdos (repartidos por duas turmas), mistura ensino à distância com aulas presenciais, sendo composta por 26 unidades curriculares.
Com disciplinas como História da Educação de Surdos, Bases Biológicas da Linguagem e Aquisição de Linguagem e Literatura das Línguas Gestuais, esta licenciatura assenta em três pilares fundamentais: Ciências da Linguagem, tudo o que tem que ver com o conhecimento e meta conhecimento sobre a língua, Neurociências e Ciências da Educação, como se ensina e como se aprende.
Segundo Ana Mineiro, coordenadora da licenciatura, os alunos participam em actividades de investigação e alguns já publicaram em revistas e participaram em congressos.
“Os da primeira turma participam num Observatório de Língua Gestual Portuguesa, em que criam gestos adequados para o conhecimento científico que vão adquirindo ao longo deste processo, porque é a primeira vez em Portugal que os surdos se confrontam com termos científicos para os quais ainda não existem gestos”.
O pré-requisito para esta licenciatura é ter-se um domínio excelente da Língua Gestual Portuguesa. E para se profissionalizarem, para poderem, por exemplo, dar aulas, os licenciados terão de frequentar um segundo ciclo de Bolonha, o mestrado, cuja abertura já está em estudo, bem como, as áreas em que irá decorrer.

Publicado por Salete Bento

Alunos surdos integram coro universitário

Não ouvem e não falam, mas isso não os impede de integrarem um coro universitário. É com o corpo que sentem a música e através dele passam-na a quem ouve.
Lusa







Expresso online

Publicado por Salete Bento

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Inclusão na sala de aula- A melhor oportunidade para a criança com deficiência

Este vídeo reflecte um outro olhar para a inclusão.






Publicado por Salete Bento

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Alunas de Erasmus visitaram a nossa escola

A Professora Aurora Ricárdio da Escola Básica do Bairro do Pinheiro é cooperante do Instituto Politécnico da Guarda e recebe na escola formandos, no âmbito da formação inicial de professores. Neste semestre recebeu, como visitantes, alunas da Turquia que se encontram integrados no Programa Erasmus, para conhecer a escola, o sistema de ensino, os métodos de leitura e escrita, os materiais didácticos utilizados no ensino da Matemática. Esta visita foi programada pela Professora Aurora e o Dr. Pedro Tadeu e Drª Francisca, da Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto.

Dada a importância desta visita e tendo em conta que a escola funciona como um todo e que há articulação entre todas as turmas, a visita não se resumiu à turma, mas houve interacção entre todos os membros da escola.

Estas alunas ficaram muito sensibilizadas para o facto de, nesta escola estarem integrados alunos surdos que têm conhecimento do ensino da Língua Gestual Portuguesa, aberto a todos os alunos da escola. Deste modo, mostraram-se muito interessados em assistir a uma aula de Língua Gestual Portuguesa, uma vez que lhes despertou a atenção o uso do alfabeto especifico. Ficaram também sensibilizados para o facto da interacção / cooperação existente entre os Professores Titulares de Turma, Professora da Educação Especial e de todos os técnicos que acompanham os alunos.

Artigo elaborado pela Prof. Educação Especial: Ana Teresa Amaral

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Rir faz bem ao coração...

Estudos demonstram os efeitos do riso na saúde. Para reflectir e praticar...




Publicado por Salete Bento

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Convenção da ONU sobre os direitos das pessoas com deficiência


UE ratifica convenção da ONU sobre direitos dos deficientes




A União Europeia (UE) ratificou a convenção da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, depois de a ter assinado em 2007, tornando-se assim na primeira organização internacional a tornar-se parte da convenção.

Em comunicado, disponível no site da Comissão Europeia em Portugal, é revelado que na sequência da ratificação formal, a União Europeia tornou-se pela primeira vez parte de um tratado dos direitos humanos – a Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.

“É a primeira vez que a União Europeia como um todo ratifica um tratado. Trata-se do tratado dos Direitos Humanos no mundo, da convenção das nações unidas, sobre os direitos das pessoas com deficiência. Tentando resumir numa frase este tratado, os signatários comprometem-se a assegurar que as pessoas com deficiência possam exercer os seus direitos da mesma forma que todos os outros cidadãos, direitos civis, direitos políticos, sociais e económicos. Bruxelas assume assim, empenhar-se na construção de uma Europa sem barreira para os seus cerca de 80 milhões de cidadãos com deficiência, a data de referência é de 2020. Na União Europeia o tratado foi assinado pelos 27 países, incluindo Portugal, e ratificado por 16 deles”.




Publicado por Salete Bento

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011 por ajudas.com


quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

El viaje de María (subtitulado)


O autismo é uma das formas mais complicadas da deficiência e consequentemente de exclusão. No ano europeu do combate à Pobreza e Exclusão social, vale a pena pensar 5 minutos e 43 segundos nesta realidade.

Salete Bento

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Museu da Comunidade da Batalha abre com acessibilidade para Todos


O Museu da Comunidade Concelhia da Batalha abre este mês para mostrar a história do município e permitir que Todos os visitantes se sintam incluídos no espaço.

Segundo António Lucas, presidente de câmara da Batalha, “Este é um projecto que está preparado para que todos os deficientes possam usufruir deste espaço, invisuais, surdos, deficientes motores”, considerando a inclusão uma “componente fundamental” do primeiro museu municipal do concelho.

“Pelo edifício, de dois pisos, no qual há um espaço para os cães-guia descansarem, um trilho conduz os visitantes cegos à descoberta do museu, onde também podem conhecer, através de maquetas, a construção do Mosteiro da Batalha.

Para estes, além de outro acervo táctil, originais ou réplicas, o museu disponibiliza igualmente áudio guias e informação em Braille, enquanto que para os surdos o futuro reserva tradução em língua gestual, nomeadamente através de vídeo guias“. 

O museu está assim preparado para oferecer às pessoas que o visitam uma série de soluções que permitem que se sintam incluídas no espaço. As soluções passam pelo tacto e pela voz, e, quem sabe, no futuro, pelo cheiro.

O slogan do espaço é “Um museu de todos”, e está localizado no centro da vila da Batalha, dividindo-se por cinco áreas temáticas. A primeira começa com a formação do território e termina na Batalha de Aljubarrota, passando pela geologia, paleontologia ou arqueologia.

Nesta área, destaca-se o espaço dedicado à vila romana de São Sebastião do Freixo (Collipo) e a estátua do Magistrado Romano e o Mosaico do Hipocampo.
Uma tela do artista Mário Santa Rita sobre a Batalha de Aljubarrota, cuja vitória dos portugueses determinou a construção do Mosteiro da Batalha, abre caminho ao piso superior do museu e à segunda área temática.

Por sua vez, a construção do monumento é contada numa projecção multimédia e o espaço inclui um conjunto de objectos relacionados com os poderes real e religioso, como o sistema de pesos e medidas do rei D. Manuel I, o verdadeiro e uma cópia.

Através de uma maqueta interactiva, que reproduz o município em termos topográficos, os visitantes são convidados a descobri-lo através de seis vídeos promocionais que mostram, por exemplo, o artesanato, a gastronomia ou o património.

Também existe um espaço dedicado a exposições temporárias, que abre com uma mostra sobre o ensino no concelho, e o laboratório da memória futura completam o Museu da Comunidade Concelhia da Batalha.


Informação recolhida em ajudas.com

Publicado por Salete Bento