quinta-feira, 14 de maio de 2015

1º Encontro de Pais

No dia nove de maio de 2015 realizou-se a atividade “1º Encontro de Pais” na EB de S. Miguel com o objetivo de partilhar vivências/experiência, saberes e formas de lidar com a problemática dos seus filhos.
Este encontro teve como moderador Dr. Carlos Caixas psicólogo, sócio-fundador e diretor geral da Artenave Atelier - Associação de Solidariedade - Moimenta da Beira - e representante português da RESIT - Rede de Empresas Sociais de Inserção pelo Trabalho na ENSIE (European Network for Social Integration Entreprises) - Bruxelas - e da associação francesa TRANSFER (de Bordéus) para a metodologia IOD em Portugal". 
O encontro visou essencialmente a troca de experiências vividas entre pais e filhos surdos, formas de encarar e lidar com a problemática e reflexão sobre as interações e relações desenvolvidas entre a criança e sua família.
A atividade superou as expetativas, uma vez que houve excelente adesão por parte dos encarregados de educação e professores.
Para finalizar, realizou-se um lanche de convívio entre os presentes, patrocinado pelo Restaurante Quinta da Magarenha- Viseu.

terça-feira, 5 de maio de 2015

#5 Feliz Dia da Mãe!

Cognitio ominbus (Conhecimento para todos)


      O grupo de docentes da Escola Secundária da Sé, Técnicos e alunos da escola, referidos no trabalho elaboraram o mesmo, no âmbito do PAA, de acordo com os objetivos do concurso “Escola Alerta”, com o intuito de contribuir para a eliminação das barreiras comunicacionais dos indivíduos com deficiência sensorial.
     Tendo como principais objectivos promover, desenvolver e reconhecer o conhecimento e a acessibilidade ao ambiente social e cultural, educação, informação e comunicação, bem como permitir o pleno gozo de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais, das pessoas com deficiência.
     Defendendo o direito da equidade e de valorizar o trabalho cooperativo, elaborou-se o trabalho “Cognitio ominbus (Conhecimento para todos)”- tradução em Braille e Língua Gestual Portuguesa do livro “ A História de um gato e de um rato que se tornaram amigos” de Luís Sepúlveda, bem como materiais didácticos de exploração do livro para alunos com necessidades educativas especiais.