Feliz Natal
em Língua Gestual
O Agrupamento de Escolas da Sé vem desejar a todos umas Boas Festas, um Feliz Natal e um próspero Ano Novo.
Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa
No dia 15 de novembro celebra-se o Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa, uma data que assinala o reconhecimento oficial da Língua Gestual Portuguesa (LGP) na Constituição da República Portuguesa no ano de 1997. Mais do que uma conquista histórica, este dia representa o reconhecimento da identidade, da cultura e dos direitos da comunidade surda em Portugal.
A Língua Gestual Portuguesa é um meio fundamental de comunicação, aprendizagem e inclusão, permitindo que as pessoas surdas participem plenamente na sociedade. Celebrar este dia é também uma forma de sensibilizar a comunidade para a importância de eliminar barreiras de comunicação e de promover a igualdade de oportunidades entre surdos e ouvintes.
Ao valorizar e divulgar a Língua Gestual Portuguesa, contribuímos para uma sociedade mais justa, acessível e respeitadora da diversidade. Que este dia nos motive a aprender, a compreender e a garantir que as mãos nunca se calem e que todas as vozes sejam ouvidas.
Assim o grupo 920 realizou várias atividades nas turmas do Agrupamento de Escolas da Sé para divulgar este dia tão importante para a comunidade surda.
Deixamos aqui algumas fotos desse fantástico dia.
Na semana de 20 a 24 de outubro, o Grupo 920 do Agrupamento de Escolas da Sé, assinalou a Semana da Dislexia e da Perturbação Específica da Linguagem (PEL).
Realizou-se uma exposição de livros e materiais relacionados com a temática, nas bibliotecas escolares Aristides Sousa Mendes e Biblioteca Escolar da Sé; dinamizaram-se sessões de sensibilização nas turmas do 9.ºE na Escola Secundária da Sé e 5.º D e 7.º C na Escola Básica Carolina Beatriz Ângelo e, para os restantes alunos foram colocados à disposição, jogos de reabilitação em terapia da fala nas salas 2B da Escola Básica Carolina Beatriz Ângelo e na Sala 1 da Escola Secundária da Sé.
As sessões de sensibilização realizaram-se nas bibliotecas escolares sob a premissa de que “Ler é um direito” e, após a audição da história “As letras mágicas de Tomás, o menino com dislexia”, concluiu-se que com CORAGEM e APOIO todos conseguem ler. A partir da história, os alunos fizeram uma “Caça às Letras”: as letras encontravam-se “perdidas” na mesa e depois de organizadas formaram “palavras mágicas”: CORAGEM, DETERMINAÇÃO, ENTREAJUDA, RESILIÊNCIA, ESFORÇO.
No final das sessões distribuiu-se uma brochura com sugestões sobre como ajudar as pessoas com Dislexia ou PEL e com o QR CODE de um link para um filme sobre a temática.
Vejam também: Filme Como Estrelas na Terra - Toda Criança é Especial Completo - YouTube.
Setembro é o Mês da Comunidade Surda.
Como forma de informar a comunidade educativa do nosso Agrupamento e sensibilizar para a importância da Língua Gestual para os Surdos, foram colocados cartazes alusivos ao Mês da Comunidade Surda nas várias escolas que integram alunos Surdos e CODA (Crianças ouvintes filhas de pais Surdos).

Dia Nacional da Educação de Jovens Surdos
O Dia Nacional da Educação de Jovens Surdos, celebrado a 23 de abril, é uma data de grande importância para reforçar o compromisso com uma educação verdadeiramente inclusiva, equitativa e bilingue. Este dia destaca o direito dos jovens surdos a aprenderem na sua língua natural – a Língua Gestual Portuguesa – valorizando a sua identidade linguística e cultural. É também uma oportunidade para sensibilizar a sociedade para os desafios enfrentados por estes alunos e reconhecer o trabalho de todos os que contribuem diariamente para garantir o seu sucesso educativo e pessoal. Educar com inclusão é construir um futuro com mais acessibilidade, respeito e igualdade.
Publicado por Miguel Moreira
Dia do Intérprete de LGP
Hoje celebramos o Dia do Intérprete de Língua Gestual Portuguesa, uma data dedicada a reconhecer e valorizar o trabalho incansável de quem assegura a ponte entre a comunidade surda e ouvinte. Os intérpretes de LGP são verdadeiros agentes de inclusão, garantindo o acesso à comunicação, à educação e à cidadania plena. O seu papel é fundamental para a construção de uma sociedade mais justa, acessível e empática. Neste dia, agradecemos o seu profissionalismo, dedicação e compromisso com os direitos linguísticos e culturais da comunidade surda.
Serão realizadas na nossa escola duas apresentações nas turmas do 8ºD e 3ºF sobre o Dia do Intérprete de Língua Gestual Portuguesa.
Publicado por Miguel Moreira