terça-feira, 25 de maio de 2010

"À Volta da Criança com Surdez - Vivências e Estratégias de Intervenção

«No passado dia 21 de Maio, integrado na comemoração do X Aniversário, a Associação de Surdos da Guarda – Despertar do Silêncio promoveu o debate: “À Volta da Criança com Surdez – Vivências e Estratégias de Intervenção!”. Houve casa cheia no auditório da Câmara Municipal da Guarda, onde quase duas centenas de jovens alunos, professores e profissionais das escolas de todo o distrito, com destaque para a Escola de S. Miguel, bem como as Secundárias da Sé e Afonso de Albuquerque, puderam participar do evento. Estiveram presentes os técnicos que formam as Equipas Multidisciplinares que trabalham nas Escolas de Referência (Professores do ensino especial, Interpretes de LGP, Formadora de LGP, Terapeuta da fala, Psicólogos e Médico), bem como representantes das Associações de Pais, da DREC, da Segurança Social, da Câmara Municipal da Guarda e do Governo Civil. Teve como moderadores Leontina Lemos e Helder Coelho.
Na ordem de trabalhos, muitos foram os pontos focados, sendo a falta de tempo o maior limite da discussão. Procurou dar-se uma perspectiva do papel de cada elemento das equipas, assim como uma nota introdutória ao tema segundo um ponto de vista médico. Como se procede à verdadeira inclusão das crianças no ensino regular, os obstáculos enfrentados ao longo dos anos e os ainda existentes. A importância das Unidades de Surdos, depois reconvertidas a escolas de referência. A experiência dos técnicos na sua abordagem e a falta de continuidade no acompanhamento aquando da partida dos alunos para o Ensino Superior. Os resultados conseguidos, os interesses e as dificuldades destes jovens. A falta de formação dos professores que leccionam nas turmas, o que condiciona muitas vezes resultados menos optimizados. Tendo sido também abordado a importância do implante coclear e as repercussões que este procedimento pode ter na vida das crianças, assim como o peso social a que as famílias estão sujeitas.
A jovem plateia mostrou-se sempre bastante animada e participativa, tendo levado como mensagem final a importância de um ensino integrado de crianças com surdez, em escolas regulares desde que com o apoio de todos os profissionais. O peso que a comunidade representa, o papel fundamental da Família, das Associações de surdos e das relações dentro do grupo. No caminho Futuro da melhoria das vidas destes jovens está certamente uma escola inclusiva.
A tarde terminou com a peça “Auto da Barca dos Esquecidos” levada à cena pelos alunos surdos e ouvintes das Escolas Secundárias da Sé e Afonso de Albuquerque.
No dia 22 de Maio a cantora e Interprete de LGP Paula Teixeira trouxe ao Café Concerto do Teatro Municipal da Guarda o espectáculo Som & Silêncio, onde de forma didáctica associa a música e a Língua Gestual Portuguesa, esgotando por completo os lugares sentados.»

Despertar do Silêncio
Associação de Surdos da Guarda

Publicada por Salete Bento

Sem comentários: