terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Alunas de Erasmus visitaram a nossa escola

A Professora Aurora Ricárdio da Escola Básica do Bairro do Pinheiro é cooperante do Instituto Politécnico da Guarda e recebe na escola formandos, no âmbito da formação inicial de professores. Neste semestre recebeu, como visitantes, alunas da Turquia que se encontram integrados no Programa Erasmus, para conhecer a escola, o sistema de ensino, os métodos de leitura e escrita, os materiais didácticos utilizados no ensino da Matemática. Esta visita foi programada pela Professora Aurora e o Dr. Pedro Tadeu e Drª Francisca, da Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto.

Dada a importância desta visita e tendo em conta que a escola funciona como um todo e que há articulação entre todas as turmas, a visita não se resumiu à turma, mas houve interacção entre todos os membros da escola.

Estas alunas ficaram muito sensibilizadas para o facto de, nesta escola estarem integrados alunos surdos que têm conhecimento do ensino da Língua Gestual Portuguesa, aberto a todos os alunos da escola. Deste modo, mostraram-se muito interessados em assistir a uma aula de Língua Gestual Portuguesa, uma vez que lhes despertou a atenção o uso do alfabeto especifico. Ficaram também sensibilizados para o facto da interacção / cooperação existente entre os Professores Titulares de Turma, Professora da Educação Especial e de todos os técnicos que acompanham os alunos.

Artigo elaborado pela Prof. Educação Especial: Ana Teresa Amaral

Sem comentários: