quarta-feira, 8 de maio de 2013




No passado dia 30 de abril de 2013 realizou-se um workshop subordinado ao tema  Comemoração do dia  23 de abril- Dia Nacional da Educação do Surdo e da Juventude Surda dinamizado pelas estagiárias Dianela Carmelo e Diana Ervedal da Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC)
O objetivo deste workshop visava a envolvência de alunos surdos e ouvintes através da realização de uma exposição de cartazes e folhetos informativos, cujo principal objetivo é informar, sensibilizar e conscientizar a comunidade escolar para a pessoa surda.
Esteve presente a turma do 5ºB acompanhados pela diretora de turma. Os alunos aderiram com muito entusiasmo, colaborando e intervindo ao longo da atividade desenvolvida.
Foi apresentado um power point onde explicaram o que é a Língua Gestual Portuguesa, a diferença entre a pessoa surda e a pessoa muda e porque é que não se deve dizer surdo-mudo; como se deve dizer Língua ou Linguagem Gestual; explicaram também que a Língua Gestual não é universal; o que é o nome gestual; como chamar uma pessoa surda; como comunicar com uma pessoa surda; as tecnologias que os surdos utilizam para facilitar o seu dia-a-dia (campainhas luminosas, despertador vibratório). Por fim, ensinaram alguns gestos aos alunos, as saudações (bom dia, boa tarde…) material escolar e atividades que eles gostam (facebook, novela, futebol…).
                                                                                                           Publicado pela Docente:
                                                                                                                  Ana Teresa Amaral

Sem comentários: