sexta-feira, 17 de abril de 2015



Lançada Escola Virtual de Língua Gestual Portuguesa para "quebrar barreiras"


A Associação de Surdos do Porto (ASP) lançou hoje uma escola virtual de Língua Gestual Portuguesa (LGP), projeto que visa motivar a comunidade ouvinte a "quebrar barreiras de comunicação" com as pessoas que têm deficiência auditiva, indicaram os responsáveis.

A Escola Virtual de Língua Gestual Portuguesa da ASP traduz-se numa plataforma online - presente no endereço www.lgpescolavirtual.pt - que contém conteúdos sobre LGP desde a descrição desta língua a módulos sobre datilografia, numerais ou mesmo formas mais comuns de saudações e cumprimentos, entre outros.
"O maior problema da comunidade surda atualmente é a barreira de comunicação existente entre o mundo surdo e o mundo ouvinte", referiu à Lusa o responsável do Departamento de Formação da ASP, Armando Baltazar.
"A LGP é uma cultura" é o lema que pode ler-se na plataforma lançada pela ASP, que desta forma motiva a comunidade ouvinte a "deixar de ter desculpas" para não aprender a comunicar com a comunidade surda.
No resumo de apresentação deste projeto lê-se que é estimado que "as crianças surdas sofrem um atraso de cinco a sete anos no seu desenvolvimento cognitivo", uma realidade resultante do facto de, continua o documento, "muitos dos que contactam com elas [crianças] não têm conhecimentos básicos de linguagem gestual".
Armando Baltazar, que também é responsável pelo Departamentos de Formação Profissional do Fundo Social Europeu destinado à comunidade surda, apontou que o acesso aos conteúdos é totalmente gratuito, sendo objetivo da ASP manter de forma livre os módulos, bem como conseguir aumentar e atualizar a informação, estando a ser equacionada uma candidatura ao quadro comunitário de apoio Portugal 2020.
O arranque do projeto da ASP foi viabilizado, indicaram os responsáveis, por este ter ganho o 1.º Prémio BPI Capacitar 2013, ou seja uma verba próxima dos 19 mil euros, e graças a uma parceria com a Escola Superior de Educação de Coimbra.
O ensino de LGP à distância não é comum em Portugal, sendo mais recorrente a formação presencial.
Sobre o panorama atual deste tipo de ferramentas, Armando Baltazar indicou ter conhecimento de plataformas sobre o tema mas a escola virtual da ASP é, garantiu, "diferente e inovadora", nomeadamente no que diz respeito à forma como é feita a avaliação ou a apresentação das aulas.
Ao longo da manhã de hoje, período em que foi lançado o sítio oficial na Internet, inscreveram-se três dezenas de pessoas nesta escola virtual de LGP, um número que os responsáveis acreditam que "aumente muito nos próximos dias".
Para além da comunidade ouvinte, podem beneficiar desta ideia pessoas que tenham ficado surdas há pouco tempo ou cuja audição venha a diminuir aos poucos.

Sem comentários: