terça-feira, 27 de julho de 2010

Apresentada queixa sobre as dificuldades dos alunos com deficiência



Foi apresentada ao Provedor de Justiça uma queixa sobre as dificuldades sentidas pelos alunos portadores de deficiência que, quando concluíam a escolaridade obrigatória, não conseguiam ingressar no mercado de trabalho por não lhes ser passado certificado de habilitações. Com efeito, na medida em que os alunos portadores de deficiência estudam com currículos alternativos, muitos estabelecimentos de ensino recusavam certificar que eles haviam concluído com sucesso a escolaridade obrigatória, por que as suas aptidões eram diferentes das dos alunos com currículos ditos "normais".
E, sem certificados de habilitações, os portadores de deficiência não podiam concorrer a empregos, designadamente na administração pública.
Após a análise do assunto, o Provedor de Justiça recomendou ao Governo a alteração da lei, no sentido de que ficasse clara a forma de certificação das competências alcançadas pelos alunos com necessidades educativas especiais e, também, qual a entidade competente para passar aqueles certificados de habilitações.
Em Fevereiro de 2010, o Governo aprovou um despacho que prevê que, sempre que atinjam a idade limite da escolaridade obrigatória, os órgãos de gestão dos agrupamentos de escolas passam aos alunos da educação especial com currículo alternativo certificados de equivalência à escolaridade obrigatória.

Fonte: Provedor de Justiça de Portugal
segunda-feira, 26 de julho de 2010  por ajudas.com


Publicado por Salete Bento

Imaturidade do sistema auditivo pode causar dificuldades de aprendizagem

Imaturidade do sistema auditivo pode causar dificuldades de aprendizagem

domingo, 4 de julho de 2010

Final do Ano Lectivo 2009/2010

Mais um ano lectivo a chegar ao fim e para o assinalar, o grupo de Educação Especial realizou uma festa convívio, proporcionando a toda a comunidade educativa, momentos de alegria e diversão.
Os alunos da turma do 7ºA em conjunto com os seus colegas  surdos prepararam uma dança expressiva,  mostrando as suas habilidades de expressão corporal, uma verdadeira explosão de sentimentos e emoções.
Também o clube de teatro da escola apresentou uma dramatização o " Auto da Barca do Castigo", uma actividade preparada ao longo deste  ano lectivo e que envolveu um vasto leque de alunos aproximando diversas realidades, um exemplo de inclusão.
A todos os participantes, alunos, professores e encarregados de educação os nossos parabéns e boas férias para todos. Divirtam-se e até para o ano.....



Fotos da Festa

Ensaio no pavilhão
Início da dança e continuação....

Há pequenas coisas que tornam grande o ser humano. Obrigado Tânia




Publicado por Salete Bento