sábado, 11 de maio de 2013

As Escolas de Referência para Alunos Cegos e Baixa Visão e as Escolas de Referência para a Educação Bilingue de Alunos Surdos



Webinar em destaque

Este webinar está disponível a partir das 15 horas do dia 08 de maio de 2013.  No caso de não o conseguir visualizar, deverá premir a tecla F5.
A Direção-Geral da Educação (DGE) tem em curso a iniciativa denominada Webinar. Caracteriza-se pela realização de conferências em linha dirigidas à comunidade escolar, cobrindo diversas temáticas relacionadas com a sua missão.
As sessões Webinar têm agora uma periodicidade semanal, todas as quartas-feiras, pelas 15:00 horas, com uma duração máxima de 40 minutos e com a possibilidade de os espectadores posteriormente colocarem questões via e-mail (webinar@dge.mec.pt) sendo depois respondidas e disponibilizadas no sítio do webinar correspondente.
A iniciativa conta com a presença de especialistas em áreas temáticas de manifesto interesse para as escolas, assim como de professores que darão o seu testemunho relativamente a experiências inovadoras que têm vindo a pôr em marcha nas respectivas comunidades educativas. Espera-se que estes materiais se constituam em instrumentos facilitadores e potenciadores da ação dos docentes dos diferentes níveis de educação e ensino.
As sessões Webinar são emitidas em direto, podendo ser (re)vistas posteriormente e de forma permanente neste espaço.

Publicado por Salete Bento

quarta-feira, 8 de maio de 2013




No passado dia 30 de abril de 2013 realizou-se um workshop subordinado ao tema  Comemoração do dia  23 de abril- Dia Nacional da Educação do Surdo e da Juventude Surda dinamizado pelas estagiárias Dianela Carmelo e Diana Ervedal da Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC)
O objetivo deste workshop visava a envolvência de alunos surdos e ouvintes através da realização de uma exposição de cartazes e folhetos informativos, cujo principal objetivo é informar, sensibilizar e conscientizar a comunidade escolar para a pessoa surda.
Esteve presente a turma do 5ºB acompanhados pela diretora de turma. Os alunos aderiram com muito entusiasmo, colaborando e intervindo ao longo da atividade desenvolvida.
Foi apresentado um power point onde explicaram o que é a Língua Gestual Portuguesa, a diferença entre a pessoa surda e a pessoa muda e porque é que não se deve dizer surdo-mudo; como se deve dizer Língua ou Linguagem Gestual; explicaram também que a Língua Gestual não é universal; o que é o nome gestual; como chamar uma pessoa surda; como comunicar com uma pessoa surda; as tecnologias que os surdos utilizam para facilitar o seu dia-a-dia (campainhas luminosas, despertador vibratório). Por fim, ensinaram alguns gestos aos alunos, as saudações (bom dia, boa tarde…) material escolar e atividades que eles gostam (facebook, novela, futebol…).
                                                                                                           Publicado pela Docente:
                                                                                                                  Ana Teresa Amaral