quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Promoção da Qualidade na Educação Inclusiva


A European Agency for the Development of Special 
Needs é uma organização autónoma e independente, 
apoiada pela Comissão Europeia e pelos Estados- 
Membros, que têm representação nos respectivos 
órgãos de gestão, funcionando como plataforma de 
colaboração europeia no âmbito das necessidades 
educativas especiais. 
A Agência Europeia editou em 2009 uma publicação 
com recomendações para decisores políticos sobre 
princípios chave para a promoção da qualidade da 
educação inclusiva, que tem como antecedentes um 
relatório elaborado em 2003. 
A visão da Agência Europeia tem sido norteada 
por linhas de acção e documentos de referência 
internacionais e europeus, bem como pelas melhores 
práticas resultantes de políticas nacionais levadas a 
cabo pelos estados-membros em prol da educação 
inclusiva. 
Destacam-se da publicação mencionada os seguintes 
princípios-chave: 

Alargar a participação para 
aumentar oportunidades 
educativas para todos os 
alunos 
A meta da educação inclusiva 
é alargar o acesso à educação, 
promover a plena participação 
e dar oportunidade aos alunos, 
vulneráveis à exclusão, de 
realizarem o seu potencial. 
Educação e formação sobre 
educação inclusiva para todos 
os professores 
Para trabalhar eficazmente em 
contextos, os professores precisam 
de ter valores e atitudes apropriadas, 
competências, conhecimentos e 
compreensão. 
Cultura organizacional e 
filosofia que promova a 
inclusão 
Ao nível da escola, ou de outra 
organização educacional, é crucial 
a existência duma cultura e duma 
filosofia aceite por todos, baseadas 
em atitudes positivas, que acolham 
a diversidade de alunos nas salas 
de aula e respondam às diversas 
necessidades em matéria de 
educação. 
Estruturas de apoio organizadas 
de forma a promover a inclusão 
As estruturas de apoio com impacto 
na educação inclusiva são diversas e 
envolvem, muitas vezes, profissionais, 
abordagens e métodos de trabalho 
diferentes. As estruturas de apoio 
podem funcionar como um apoio ou 
como uma barreira à inclusão. 
Sistemas flexíveis de afectação 
de recursos que promovam a 
inclusão 
As políticas de financiamento e as 
estruturas são um dos factores mais 
importantes na inclusão. A ausência 
ou o acesso limitado a recursos e 
respostas pode obstaculizar a inclusão 
e a igualdade de oportunidades dos 
alunos com NEE. 
Legislação que promove a inclusão 
Para que possa ter impacto sobre a educação 
inclusiva, a legislação deve estabelecer 
claramente a inclusão como uma meta. 
Neste sentido, a legislação de todos os 
sectores públicos deve conduzir à prestação 
de serviços e à melhoria dos processos que 
favoreçam a inclusão educativa. 
Políticas que promovem a inclusão 
A promoção da qualidade na educação inclusiva requer 
uma política claramente definida. O objectivo da escola 
para todos deve ser fomentado através de políticas 
educacionais e apoiado por uma filosofia e liderança de 
escola e por práticas dos professores.

Os princípios-chave aqui apresentados centram-se nos aspectos dos sistemas educativos, que abarcam desde a legislação nacional 
ao trabalho realizado nas escolas, e, que julgamos ser cruciais para promover a qualidade na educação inclusiva e apoiar a inclusão 
de alunos com diferentes tipos de necessidades educativas especiais (NEE), nas escolas regulares. 


Fonte: DGIDC,Boletim nº5

Publicado por Salete Bento

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