quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

O Desafio da Inclusão


Em nome da diferença e da diversidade, a  ADOT- Associação Desenvolver o Talento, promoveu no passado dia 22 de Outubro uma conferência sobre o tema – O Desafio da Inclusão – As capacidades de Excelência versus as Necessidades Educativas Especiais, convidando para o debate especialistas e  representantes das diferentes estruturas (unidades  de apoio especializadas de  alunos Surdos, alunos com Multideficiência e Autismo) dos Agrupamentos de Escolas da Guarda.
Podemos afirmar, pelos relatos e experiências apresentadas que existem boas práticas de inclusão nas nossas escolas. As Unidades de apoio  especializadas são um bom exemplo dessa realidade.
Estas unidades surgem como um novo conceito inclusivo, um suporte  necessário à acção pedagógica e necessidades de uma população nos limites da deficiência. Se na perspectiva da Educação Inclusiva  são chamados todos os alunos nos seus direitos, a diferença no seu limite constitui um verdadeiro desafio.
No  caso dos alunos surdos, o Agrupamento de Escolas de S. Miguel da Guarda é referência de uma unidade de apoio especializada a esta população. Designada  por lei,  a  “Escola de Referencia da Educação Bilingue de Alunos Surdos” proporciona  uma resposta pedagógica adequada às necessidades dos  alunos surdos das escolas referenciadas, do jardim de infância do Bairro do Pinheiro, da escola do 1º Ciclo do Bairro do Pinheiro e da Escola Básica do 2º e 3º Ciclo do ensino básico. Porque  incluir não significa apenas colocar o aluno com deficiência no mesmo espaço físico, mas sim dar condições favoráveis à aprendizagem e à instrução compatíveis com as suas capacidades de execução, o contrário dá lugar à  estigmatização, à alienação e em vez de inclusão há discriminação.



Salete Bento 




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