Na semana passada, mais de cem pessoas marcaram presença na inauguração da Equal Friendly, primeira discoteca adaptada para surdos em Espanha.
Nesta discoteca de Madrid, surdos e pessoas sem problemas auditivos estão em igualdade. Para os surdos, a música pode sentir-se através das suas vibrações devido às colunas de som, que, como informa o "El Mundo", dirigem os sons graves diretamente para a pista de dança, potenciando a sua perceção.
Para além das vibrações, um tradutor de linguagem gestual interpreta a letra de cada música nas mais de dez telas que rodeiam a pista. Esta tradução contribui para a total adaptação dos surdos ao ambiente.
Até a iluminação da Equal Friendly está pensada para que os surdos possam utilizar a linguagem gestual e comunicar-se sem qualquer problema.
Eugénio, que tem 28 anos e é surdo, explicou as diferenças entre esta e as outras discotecas. "Sinto-me muito diferente do que em qualquer outra discoteca. Aqui as luzes permitem a utilização da linguagem gestual e quando olho para as telas sinto-me identificado com a pessoa que utiliza linguagem gestual", explicou.
Ler mais: http://aeiou.expresso.pt/ja-ha-uma-discoteca-para-surdos-em-espanha=f693391#ixzz1gACtLm4q
Publicada por Salete Bento
Sem comentários:
Enviar um comentário