quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

De Mãos Dadas

    No passado dia 23 de novembro, no Lactário Dr. Proença, no âmbito do seu Projecto Pedagógico – "De mãos dadas"  e em comemoração do Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa (15 de novembro), duas técnicas de língua gestual portuguesa (LGP), formadora de LGP e  intérprete de LGP foram ensinar as cores e outros gestos, para as crianças poderem comunicar com outras crianças surdas.
   Houve uma grande empatia entre as técnicas e crianças do pré-escolar, as quais participaram activamente nas diversas actividades e demonstraram muita curiosidade em aprender gestos novos.
   Muito obrigada pelo Vosso convite!

http://www.lactarioproenca.pt/index.php/noticias/92-dia-nacional-da-lingua-gestual



Educação para os afetos

Divulgamos a atividade "Educação para os afetos".

Participem




Juntos comunicamos

     O Agrupamento de Escolas da Sé integra a unidade de referência de educação bilingue de alunos surdos que tem crianças surdas integradas em todos os níveis de ensino e propõe-se promover a inclusão e criar condições de aprendizagem para todas as crianças, numa cultura de cidadania responsável e participativa. Sendo a educação pré-escolar um  espaço de tempo privilegiado para aprendizagens estruturantes e decisivas na comunicação, no respeito pela diferença e na valorização de todos  e de cada um em particular, as docentes do jardim-de-infância da Póvoa do Mileu, a docente do grupo 920 e as técnicas da unidade de referência de educação bilingue de alunos surdos, propuseram em parceria desenvolver uma atividade ao longo do ano letivo 2015/2016, na área da comunicação.
    Assim, integrado no Plano Anual de Atividades é proposto o projeto “ Juntos comunicamos”, uma parceria entre o Jardim de Infância da Póvoa do Mileu e a unidade de referência de educação bilingue de alunos surdos. “ O ser humano é por natureza, um comunicador, pelo que comunicar constitui uma questão central no desenvolvimento da criança...Para que a criança possa aprender a comunicar usando a língua do seu grupo social, precisa de estar imersa no ambiente onde “ouça” falar e tenha oportunidade para falar com falantes da sua língua materna.” Esta atividade será desenvolvida no jardim de infância da Póvoa do Mileu, que integra duas crianças com problemas auditivos. Tem como objetivo promover a comunicação sem barreiras, cimentar o respeito por todos e por cada um; valorizar cada um integrado na sociedade dinâmica, envolvendo toda a comunidade educativa; articular a nível curricular e enriquecer a resposta às crianças de necessidades educativas especiais integradas no grupo.
     A estratégia utilizada irá passar pelos realização de :
         1º - Sessões em parceria com as técnicas e docente da unidade de referência de educação bilingue de alunos surdos, e docentes do jardim de infância da Póvoa do Mileu com histórias, lengalengas e brincadeiras com diferentes línguas;
         2º - Uso da língua gestual portuguesa e momentos da dinâmica/rotina da sala;
         3º - Promover a igualdade entre pares, sob o lema “ Todos diferentes todos iguais”
    Aprendizagem da língua gestual portuguesa é essencial por parte dos alunos ouvintes que em contacto com os seus pares surdos se criam laços de socialização, quebrando as barreiras de comunicação entre eles.
    O projeto pretende ser um caminho na construção da língua gestual, um veículo de expressão e de comunicação.
    Uma iniciativa que torna o jardim de infância mais inclusivo e integrador  de todos nos alunos.
    Assim, no dia 16 de novembro, realizou-se a primeira visita ao Jardim de Infância da Póvoa do Mileu, com a presença da formadora de LGP e a intérprete de LGP narrando em língua gestual portuguesa (LGP) o conto "As gotas e o arco-íris".
    Os alunos aguardaram muito curiosos e atentos à narração da história em língua gestual portuguesa. A formadora contou a história em LGP e ia mostrando, em simultâneo, as imagens coloridas, enquanto a interprete traduziu para voz.
    De seguida, realizou-se um jogo com os alunos para verificar se tinham assimilado os gestos das cores da história, onde demonstraram que estiveram muito atentos e interessados, pois no geral lembravam-se das cores em LGP.
    Como suporte e reforço visual levaram um “miminho”, onde cada um recebeu um dinossauro com a sua cor preferida e respetivo gesto da cor.
    E assim aprenderam as cores em língua gestual portuguesa para poderem comunicar com outras crianças surdas.
    Parabéns a todos.