Assim, integrado no Plano Anual de Atividades é proposto o projeto “ Juntos comunicamos”, uma parceria entre o Jardim de Infância da Póvoa do Mileu e a unidade de referência de educação bilingue de alunos surdos. “ O ser humano é por natureza, um comunicador, pelo que comunicar constitui uma questão central no desenvolvimento da criança...Para que a criança possa aprender a comunicar usando a língua do seu grupo social, precisa de estar imersa no ambiente onde “ouça” falar e tenha oportunidade para falar com falantes da sua língua materna.” Esta atividade será desenvolvida no jardim de infância da Póvoa do Mileu, que integra duas crianças com problemas auditivos. Tem como objetivo promover a comunicação sem barreiras, cimentar o respeito por todos e por cada um; valorizar cada um integrado na sociedade dinâmica, envolvendo toda a comunidade educativa; articular a nível curricular e enriquecer a resposta às crianças de necessidades educativas especiais integradas no grupo.
A estratégia utilizada irá passar pelos realização de :
1º - Sessões em parceria com as técnicas e docente da unidade de referência de educação bilingue de alunos surdos, e docentes do jardim de infância da Póvoa do Mileu com histórias, lengalengas e brincadeiras com diferentes línguas;
2º - Uso da língua gestual portuguesa e momentos da dinâmica/rotina da sala;
3º - Promover a igualdade entre pares, sob o lema “ Todos diferentes todos iguais”
Aprendizagem da língua gestual portuguesa é essencial por parte dos alunos ouvintes que em contacto com os seus pares surdos se criam laços de socialização, quebrando as barreiras de comunicação entre eles.
O projeto pretende ser um caminho na construção da língua gestual, um veículo de expressão e de comunicação.
Uma iniciativa que torna o jardim de infância mais inclusivo e integrador de todos nos alunos.
Assim, no dia 16 de novembro, realizou-se a primeira visita ao Jardim de Infância da Póvoa do Mileu, com a presença da formadora de LGP e a intérprete de LGP narrando em língua gestual portuguesa (LGP) o conto "As gotas e o arco-íris".
Os alunos aguardaram muito curiosos e atentos à narração da história em língua gestual portuguesa. A formadora contou a história em LGP e ia mostrando, em simultâneo, as imagens coloridas, enquanto a interprete traduziu para voz.
De seguida, realizou-se um jogo com os alunos para verificar se tinham assimilado os gestos das cores da história, onde demonstraram que estiveram muito atentos e interessados, pois no geral lembravam-se das cores em LGP.
Como suporte e reforço visual levaram um “miminho”, onde cada um recebeu um dinossauro com a sua cor preferida e respetivo gesto da cor.
E assim aprenderam as cores em língua gestual portuguesa para poderem comunicar com outras crianças surdas.
Parabéns a todos.
Sem comentários:
Enviar um comentário