terça-feira, 8 de novembro de 2022

 Semana da Dislexia e da Perturbação da Fala e da Linguagem

No âmbito da Semana da Dislexia e da Perturbação da Fala e da Linguagem, entre os dias 10 e 18 de outubro, o grupo 920, do Departamento de Educação Especial, dinamizou sessões de sensibilização junto de algumas turmas do nosso agrupamento.

Os alunos das turmas 6.ºB da Escola Secundária da Sé, 3/4.º anos da Escola Básica de Alfarazes, 6.º B e 8.ºA da Escola Básica de São Miguel e 5.ºA, 5.ºD, 6,ºD e 8.ºC da Escola Básica Carolina Beatriz Ângelo participaram ativamente, com curiosidade e espírito crítico.

As atividades realizadas, nas sessões de sensibilização sobre a dislexia, incidiram na leitura de um parágrafo de uma canção infantil cujas palavras se encontravam com as sílabas trocadas;

 

Semana da Dislexia e da Perturbação da Fala e da Linguagem                                     10 a 14 de outubro

 

Lê o paragráfo abaixo.

 

reiAti o pua oa agot, sam o agot não meuror

aDno Cihac sesustosua cmo o rreob euq o agot ued.

 

Parágrafo apresentado às turmas para descodificação do parágrafo relativo a canção infantil.




No visionamento de uma curta-metragem sobre um rapaz disléxico:

 I AM DYSLEXIC Short Animated Student Film - YouTube


 

 

Na exploração do livro “O segredo do João”da autora Angelina Bedo Ribeiro. Numa das turmas, o 6.ºB da Escola Secundária Da Sé, contou-se com a presença da autora, que apresentou o seu conto e respondeu a algumas dúvidas dos alunos.

 

 

 

Nas sessões de sensibilização sobre a Perturbação da Fala e da Linguagem (PEL), foi dada a conhecer aos alunos a personagem Cebolinha da Banda Desenhada “A turma da Mónica”, que possui uma característica muito própria no modo como fala;

 

Oi, eu sou o Cebolinha! | Turma da Mônica - YouTube


Fez-se a exploração de uma apresentação sobre a PEL.

 

Perturbação dos sons da fala - YouTube

 

Terminou-se com a leitura de algumas estrofes de um trava-línguas através de um jogo: “Pawavas aKapaiadas”( leitura de palavras de acordo com instruções de omissão ou substituição de sons).

 

Fica o registo fotográfico das sessões.








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