Na ordem de trabalhos, muitos foram os pontos focados, sendo a falta de tempo o maior limite da discussão. Procurou dar-se uma perspectiva do papel de cada elemento das equipas, assim como uma nota introdutória ao tema segundo um ponto de vista médico. Como se procede à verdadeira inclusão das crianças no ensino regular, os obstáculos enfrentados ao longo dos anos e os ainda existentes. A importância das Unidades de Surdos, depois reconvertidas a escolas de referência. A experiência dos técnicos na sua abordagem e a falta de continuidade no acompanhamento aquando da partida dos alunos para o Ensino Superior. Os resultados conseguidos, os interesses e as dificuldades destes jovens. A falta de formação dos professores que leccionam nas turmas, o que condiciona muitas vezes resultados menos optimizados. Tendo sido também abordado a importância do implante coclear e as repercussões que este procedimento pode ter na vida das crianças, assim como o peso social a que as famílias estão sujeitas.
A jovem plateia mostrou-se sempre bastante animada e participativa, tendo levado como mensagem final a importância de um ensino integrado de crianças com surdez, em escolas regulares desde que com o apoio de todos os profissionais. O peso que a comunidade representa, o papel fundamental da Família, das Associações de surdos e das relações dentro do grupo. No caminho Futuro da melhoria das vidas destes jovens está certamente uma escola inclusiva.
A tarde terminou com a peça “Auto da Barca dos Esquecidos” levada à cena pelos alunos surdos e ouvintes das Escolas Secundárias da Sé e Afonso de Albuquerque.
No dia 22 de Maio a cantora e Interprete de LGP Paula Teixeira trouxe ao Café Concerto do Teatro Municipal da Guarda o espectáculo Som & Silêncio, onde de forma didáctica associa a música e a Língua Gestual Portuguesa, esgotando por completo os lugares sentados.»
Despertar do Silêncio
Associação de Surdos da Guarda
Publicada por Salete Bento
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