Licenciatura em Língua Gestual da Univ. Católica é a única frequentada apenas por surdos
quarta-feira, 26 de janeiro de 2011 por ajudas.com
A licenciatura em Língua Gestual Portuguesa, da Universidade Católica, é a única em Portugal cujas turmas são unicamente compostas por não-ouvintes.
Esta licenciatura, que integra um total de 46 alunos surdos (repartidos por duas turmas), mistura ensino à distância com aulas presenciais, sendo composta por 26 unidades curriculares.
Com disciplinas como História da Educação de Surdos, Bases Biológicas da Linguagem e Aquisição de Linguagem e Literatura das Línguas Gestuais, esta licenciatura assenta em três pilares fundamentais: Ciências da Linguagem, tudo o que tem que ver com o conhecimento e meta conhecimento sobre a língua, Neurociências e Ciências da Educação, como se ensina e como se aprende.
Segundo Ana Mineiro, coordenadora da licenciatura, os alunos participam em actividades de investigação e alguns já publicaram em revistas e participaram em congressos.
“Os da primeira turma participam num Observatório de Língua Gestual Portuguesa, em que criam gestos adequados para o conhecimento científico que vão adquirindo ao longo deste processo, porque é a primeira vez em Portugal que os surdos se confrontam com termos científicos para os quais ainda não existem gestos”.
O pré-requisito para esta licenciatura é ter-se um domínio excelente da Língua Gestual Portuguesa. E para se profissionalizarem, para poderem, por exemplo, dar aulas, os licenciados terão de frequentar um segundo ciclo de Bolonha, o mestrado, cuja abertura já está em estudo, bem como, as áreas em que irá decorrer.
Publicado por Salete Bento
Sem comentários:
Enviar um comentário