segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Educação Inclusiva/TIC - Centro de Recursos para a Educação Especial

O Ministério da Educação criou, no ano lectivo 2007-2008, 
uma rede nacional de 25 Centros  de Recursos TIC para a Educação Especial 
(CRTIC), com a finalidade de avaliar alunos com necessidades educativas 
especiais (NEE) de carácter permanente, no que diz respeito às suas necessidades 
de tecnologias de apoio à aprendizagem: 
Os CRTIC estão sedeados em agrupamentos de escolas e servem outras escolas 
numa área de abrangência (aproximadamente) distrital, disponibilizando informação 
sobre os seus serviços e contactos através das respectivas páginas Web, blogs ou 
comunidades virtuais (Moodle) - 
Para a prossecução da sua actividade nuclear de avaliação de alunos, têm como 
atribuições complementares: (i) prestar informação, formação e aconselhamento 
aos professores, técnicos/terapeutas e famílias; (ii) promover sessões públicas 
(seminários, workshops…) no âmbito das tecnologias de apoio e da Educação 
Especial; (iii) acompanhar a instalação de sistemas de videoconferência e/ou 
outras tecnologias a distância para alunos que se encontram hospitalizados ou 
domiciliados por razões de doença grave; e, (iv) estabelecer parcerias que possam 
enriquecer competências multidisciplinares e contribuir para uma maior dinâmica 
do Centro de Recursos (serviços de saúde e da segurança social, Instituições de 
Ensino Especial, Autarquias, Instituições do Ensino Superior, empresas, etc). 
Das avaliações realizadas em 2008-2009 e 2009-2010, os CRTIC recomendaram 
um conjunto de tecnologias de apoio, a nomear, dispositivos de acesso ao 
computador (comutadores, ratos e joysticks programáveis, teclados alternativos, 
etc), periféricos específicos (linhas Braille, impressoras Braille), dispositivos para 
a comunicação alternativa (digitalizadores de fala), bem como software específico 
(escrita com símbolos, leitores de ecrã, sintetizadores de fala, ampliadores de 
caracteres, etc) que o ME apoiou financeiramente. 
Com estas tecnologias de apoio, os alunos poderão melhorar os seus níveis de 
funcionalidade, actividade e participação, contribuindo para o seu desenvolvimento 
e autonomia. 

Fonte: Boletim DGIDC n.º 3 – Agosto de 2010
http://sitio.dgidc.min-edu.pt/especial/Paginas/CRecursosTIC_EE.aspx 
http://area.dgidc.min-edu.pt/Webpages_CRTIC/

Publicado por Salete Bento

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