O Ministério da Educação criou, no ano lectivo 2007-2008,
uma rede nacional de 25 Centros de Recursos TIC para a Educação Especial
(CRTIC), com a finalidade de avaliar alunos com necessidades educativas
especiais (NEE) de carácter permanente, no que diz respeito às suas necessidades
de tecnologias de apoio à aprendizagem:
Os CRTIC estão sedeados em agrupamentos de escolas e servem outras escolas
numa área de abrangência (aproximadamente) distrital, disponibilizando informação
sobre os seus serviços e contactos através das respectivas páginas Web, blogs ou
comunidades virtuais (Moodle) -
Para a prossecução da sua actividade nuclear de avaliação de alunos, têm como
atribuições complementares: (i) prestar informação, formação e aconselhamento
aos professores, técnicos/terapeutas e famílias; (ii) promover sessões públicas
(seminários, workshops…) no âmbito das tecnologias de apoio e da Educação
Especial; (iii) acompanhar a instalação de sistemas de videoconferência e/ou
outras tecnologias a distância para alunos que se encontram hospitalizados ou
domiciliados por razões de doença grave; e, (iv) estabelecer parcerias que possam
enriquecer competências multidisciplinares e contribuir para uma maior dinâmica
do Centro de Recursos (serviços de saúde e da segurança social, Instituições de
Ensino Especial, Autarquias, Instituições do Ensino Superior, empresas, etc).
Das avaliações realizadas em 2008-2009 e 2009-2010, os CRTIC recomendaram
um conjunto de tecnologias de apoio, a nomear, dispositivos de acesso ao
computador (comutadores, ratos e joysticks programáveis, teclados alternativos,
etc), periféricos específicos (linhas Braille, impressoras Braille), dispositivos para
a comunicação alternativa (digitalizadores de fala), bem como software específico
(escrita com símbolos, leitores de ecrã, sintetizadores de fala, ampliadores de
caracteres, etc) que o ME apoiou financeiramente.
Com estas tecnologias de apoio, os alunos poderão melhorar os seus níveis de
funcionalidade, actividade e participação, contribuindo para o seu desenvolvimento
e autonomia.
Fonte: Boletim DGIDC n.º 3 – Agosto de 2010
http://sitio.dgidc.min-edu.pt/especial/Paginas/CRecursosTIC_EE.aspx
http://area.dgidc.min-edu.pt/Webpages_CRTIC/
Publicado por Salete Bento
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