A inclusão parte da premissa de que a escola é para todos, e sendo assim, deve ser estruturada para que possa atender todas as crianças, celebrando a diferença. Desta forma., a inclusão visa terminar com um sistema educacional dicotómico (educação regular/ educação especial), considerando apenas que existe uma só educação, encarando a educação especial como um conjunto de serviços especializados existentes na escola para atender as necessidades especiais das crianças que a frequentam.
É necessário salientar que Integração se refere a um continuum de serviços, que estão disponíveis para as crianças com necessidades educativas especiais e que se caracterizam por:
- Se basear nas necessidades educativas das crianças;
- Providenciar serviços coordenados de professores regulares, professores especializados de apoio fixo (sala de apoio). Itinerantes ou outro pessoal auxiliar com co-responsabilidades em relação às crianças com deficiência (s);
- Organizar planos educativos individuais (PEI) para cada criança com deficiência através da cooperação e de um planeamento em grupo, incluindo o desenvolvimento e a restruturação dos ambientes de aprendizagem para as crianças com necessidades educativas intensas ou profundas;
- Possibilitar a educação mais apropriada para cada criança na instituição ou escola que garanta o ambiente menos restritivo possível;
- Garantir múltiplas oportunidades em diferentes períodos de tempo nos casos das crianças cujas necessidades educativas especiais venham a sofrer alterações ou mudanças;
- Conseguir, por exemplo, que um professor especializado numa sala de apoio possa intervir e ajudar uma criança que se encontre num período de grande necessidade de apoio intensivo, podendo este ser exercido durante um curto lapso de tempo por dia até, digamos, a um número máximo de horas diárias.
Publicado por Taís Maia
Sem comentários:
Enviar um comentário